HomeNoticiasDestaque

PSD elegeu mais do que o dobro de mulheres a prefeitas em cidades do Ceará

Em convenção virtual, o PSD Ceará confirmou a coligação com o PDT
Confira as principais datas do calendário para as eleições de outubro
Tauá: Convenção homologa candidatura de Patrícia Aguiar para Prefeitura


O PSD Ceará terá sete cidades sob o comando de mulheres no estado. Resultado de um aumento considerado da representação feminina no pleito das eleições municipais deste ano. Em 2016, finalizamos com três mulheres e, este ano, sete foram eleitas.

Disputaram o pleito pelas prefeituras e câmaras municipais cerca de 489 mulheres em todo estado. Na trajetória política delas, têm experiências em gestões públicas, saúde pública, direito e outras, já eleitas, vão ocupar o cargo público pela primeira vez.

A mulher mais votada foi a médica Dra. Gorete, com 17.865 votos ela assume a prefeitura de Itapajé. A segunda foi a deputada estadual e ex-prefeita da região, Patrícia Aguiar, eleita com 16.964 votos para o retorno à cidade de Tauá.

Em Barreira, a médica Dra Auxiliadora foi eleita a primeira mulher prefeita da cidade com 52,38%. Na cidade de Ibaretama, duas mulheres assumirão a cidade nos próximos quatro anos: Elíria Queiroz (PSD) à prefeita e sua vice, Carlinha do Hospital (PSB), com 35,84% dos votos válidos.

Com 71,39% dos votos, a cidade de Jati elegeu Monica Mariano para os próximos quatro anos. Solonópole também terá duas mulheres no comando: Ana Vladia (PSD) e Cristina (PDT) como vice.
Dra Priscilla Barreto, do PSD, foi eleita prefeita com 70,72% em Quiterianópolis. Todas elas juntas levaram à legenda 65.447 dos votos válidos em suas regiões.

A presidente do PSD Mulher, deputada estadual Erika Amorim, reforça que essa participação feminina na política precisa ser provocada por todos da sociedade civil. “Os resultados foram positivos e vamos intensificar ainda mais. Pelo ranking nacional das mulheres eleitas, em 2020, a nossa capital Fortaleza está na 9ª posição. Quando a população elege uma mulher, o nível de representatividade aumenta. As cidades estão de parabéns pela escolha. Sucesso a todas!”. Defendeu.

A participação feminina no partido já vinha caminhando para o cumprimento, além da cota exigida de 30%. De acordo com a Justiça Eleitoral, no pleito deste ano, as mulheres representam 33,6% do total de 557.389 candidaturas, superando o maior índice das três últimas eleições, que não passou de 32% em todo o país.

Para Domingos Filho, presidente estadual do PSD, a agremiação entrega com total segurança a administração dessas cidades com mulheres fortes, competentes e com a certeza que farão a melhor gestão da história. “As mulheres já têm um perfil mais humanizado e aguerrido sobre a vida e quando elas resolvem assumir cargos públicos, no mercado de trabalho ou na política, os resultados sempre são os melhores. Estamos confiantes, seguros e felizes. A população ganha com a escolha”. Afirmou.

COMMENTS

DISQUS: